"Não é no âmbito das Academias que se renovam e que se inovam as letras [e poderíamos dizer, também as artes] de um povo.... "
Ver mais>>

Alceu Amoroso Lima

Ano VII, nº 26, jan./mar. 2019
Só os nomes dos acadêmicos são grafados em negrito.

ACADEMIA ABRE AS ATIVIDADES DE 2019 COM SEU TRADICIONAL JANTAR

Fotografia: Ivanoé

Em sua sexta edição, Heloisa Aleixo Lustosa recebeu, na bela residência de sua filha Eliane Lustosa, no alto da Gávea, em meio a verdadeira profusão de obras de arte contemporânea, os membros da Academia que preside, com merecido aplauso, há sete anos.

Fotografia: Ivanoé

Fotografia: Ivanoé

Fotografia: IvanoéEm ambiente descontraído e de agradável troca de informações, reuniram-se os acadêmicos Alexei Bueno, Anna Bella Geiger, Dalal Achcar, Evandro Carneiro, Haroldo Costa e sra., José Joffily e sra., Maria Helena Andrade, Mario Mendonça e sra., Patrick Meyer e sra., Paulo Roberto Barragat, Ricardo Cravo Albin, Sergio da Costa e Silva e sra., Sergio Fonta, Victor Burton e sra. e Victorino Chermont de Miranda e sra.

A noite, à volta de uma bela mesa de sinuca, a fazer as vezes de buffet, no pavilhão da residência de Eliane, foi objeto de ampla cobertura da coluna social de Hildegard Angel, no Jornal do Brasil de 22 de fevereiro p. 3, à qual não passou despercebida a estranha coincidência de estar a Cultura brasileira exatamente numa sinuca. E sinuca de bico, como ela registrou!

Fotografia: Ivanoé e Reprodução: Jornal do Brasil - Caderno B. p. 3.

ADIADA A PALESTRA DE ABERTURA DO ANO SOCIAL

Por problemas de logística, a palestra do historiador Marcus Monteiro, ex-diretor geral do INEPAC, programada para 20 de março teve de ser adiada. O evento terá lugar em data e local a serem anunciados.

ACADÊMICOS EM FOCO

Alexei Bueno concorreu ao Prêmio Luiza Cláudio de Souza, do PEN Clube do Brasil, na categoria Tradução, com o livro John Clare: Poemas, editado Hoblicua Produção Cinematográfica e Editora.

Anna Bella Geiger foi tema de reportagem de Krzysztof Kościuczuk, na edição da revista inglesa Frieze, acerca de sua exposição no Museu Zacheta, de Varsóvia. Dia 28 jan.

Divulgação

Evandro Carneiro realizou, em sua galeria, exposição de pinturas e esculturas de Sorzelli, de 12 jan./ 16 fev.

Divulgação

Haroldo Costa integrou o Júri das Escolas de Samba do Carnaval de 2019.

Hildegard Angel desfilou no carro alegórico da Estação Primeira da Mangueira, que conquistou o Estandarte de Ouro do Carnaval de 2019. Dia 5 mar.

Reprodução: O Globo

Maria Helena de Andrade teve lançado, pelo Projeto Música no Museu, o CD Brasil – Do Clássico ao Choro, com apresentações suas ao piano.

Divulgação

Nélida Piñon proferiu o discurso de abertura do VIII Congresso Internacional da Língua Espanhola (CILE), em Córdoba, Argentina, quando abordou o tema “América e o futuro do espanhol. Cultura e educação, tecnologia e empreendimento”. Dia 27 mar.

Ricardo Cravo Albin publicou o artigo “Refletindo sobre Boechat e Bibi”, no Caderno Opinião, de O Dia. Dia 18 fev.

Sergio da Costa e Silva, em seu Projeto Música no Museu internacional, promoveu, no Palácio Foz, em Lisboa, recital da pianista Fernanda Canaud. Dia 18 mar.

Divulgação

Sergio Fonta foi o mediador de debate sobre a terceira idade com a juíza Andréa Pachá e a equipe da peça “Rugas”, no Teatro Maison de France. Dia 30 jan.

Victor Burton assinou o projeto gráfico e a direção de arte do livro Habitat + Brasil (Metalivros), sobre a obra do arquiteto Tuca Reinés.

Divulgação

N.E. - Solicita-se aos Acadêmicos, que o desejem, o envio de notícias de suas atividades e premiações, no campo das artes, para a redação deste informativo.


 MEMORABILIA XXVI

Acervo: A.B.A

O registro histórico desta edição é o da conferência realizada no Museu Nacional de Belas Artes, em 6 de setembro de 1978, a convite da Academia Brasileira de Arte, pelo professor Deoclécio Redig de Campos, então diretor do geral dos Museus e Galerias Pontifícias, intitulada “Introdução aos Museus do Vaticano”.

A concorrida solenidade foi presidida pelo acadêmico Agenor Rodrigues Valle e contou com a presença dos acadêmicos Alfredo Cumplido de Sant’Anna, Edson Motta, Heitor Usai e Segisnando Martins, além do diretor do MNBA, Wladimir Alves de Souza, e da escultora e depois acadêmica, Celita Vaccani.

Assinaram o livro de presenças 87 pessoas.

DESTAQUES NO TRIMESTRE

ReproduçãoReprodução: Relatório de atividades da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional.O destaque do trimestre ficou para a exposição “O Retrato do Rei Dom João VI”, aberta em 30 de novembro p.p. e encerrada em 17 de fevereiro, no Museu Histórico Nacional, com o lançamento de primoroso catálogo.

 

Foram expostos 24 retratos do homenageado, pertencentes a instituições culturais do Brasil, de artistas de várias épocas, dentre os quais Domingos Antônio de Siqueira, Antônio Alves, Henrique José da Silva, Domenico Pellegini, Manuel Dias de Oliveira, Simplício Rodrigues de Sá, Jean Baptiste Debret, José Inácio de Sampaio e outros atribuídos a José Leandro de Carvalho, José Thomás da Fonseca e Cyrillo Wolkmar Machado.

Reprodução: Relatório de atividades da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional.

Reprodução: O Retrato do Rei Dom João VI, p. 74.O evento contou com o apoio do Governo de Portugal, por intermédio do Consulado Geral no Rio de Janeiro/ Instituto Camões, Associação de Amigos do MHN, IHGB, e o patrocínio dos Institutos EDP, Itaú Cultural e São Fernando, em comemoração do bicentenário da Aclamação de Dom João VI como Rei de Portugal, Brasil e Algarves.

O Catálogo teve a coordenação de Paulo Knauss, diretor do MHN, e textos de Antônio Miguel Trigueiros, ex-diretor técnico da Casa da Moeda de Lisboa, e Patrícia D. Telles, doutora em História da Arte e filha de nosso confrade Sergio Telles.


 LOGOP

Academia Brasileira de Arte

Heloisa Aleixo Lustosa
Presidente 

Dalal Achcar 
Vice-presidente

Victorino Chermont de Miranda
Secretário Geral

Mário Mendonça
1º Secretário

Paulo Barragat
Tesoureiro

Victorino Chermont de Miranda
Editor do informativo

 
Apoio Cultural
PenClubePenClube

Academia Brasileira de Arte – Fundada em 12 de agosto de 1942

© Academia Brasileira de Arte – Todos os direitos reservados. Termos de uso